Meu discurso de 15 anos ;

Em um ano, se você for como eu, você pode tentar resumir a sua vida. Porque em um ano, você aprende muitas coisas. Você aprende, que no começo, tudo sempre vai parecer ótimo. E que muitas pessoas passam por você. Você aprende que as pessoas são diferentes. E muito diferentes. E que algumas pessoas apenas passam, e outras irão ficar, se você quiser. Você aprende que apenas um fim de semana pode te trazer uma amizade e tanto. E que uma palavra pode mudar uma vida. Você aprende que as pessoas vão fazer você chorar. Vão te magoar. Mas cabe a você tirar certas coisas da sua vida. Tipo aquela vaquinha que só serve pra comer capim. Você aprende que as pessoas vão rir de você. Das suas piadas e dos seus erros. E cabe a você saber a sua hora de rir. Você aprende que algumas pessoas vão estar ali e você não tem escolha. Então o melhor a fazer é aprender com elas. Você aprende que entre 20 pessoas, 10 você não conhece. E dessas 10, 5 virarão as costas e falarão mal de você, mesmo sem te conhecer. E as outras cinco, você poderá ter amizade daqui a uns anos. E das outras 10, que você conhece,  3 não vão gostar de você. 3 vão te ver e sorrir, e vão conversar com você algumas vezes. 2 dirão serem suas amigas e ao virar as costas também falarão mal de você. Mas as outras 2, poderão estar com você pelo resto da sua vida. 1, vai ser apenas para as horas boas. A outra, pra todas as horas. Mas nada impede disso tudo mudar. Você aprende que o destino é algo vulnerável. Você aprende que as pessoas, de costume irão mentir pra você. Mas cabe a você opinar quando quiser saber a verdade. Você aprende que algumas pessoas, com muitas coisas, tentarão te comprar. Mas cabe a você saber não se vender. Você aprende que existem pessoas que darão a própria vida por você. E que a sua família, sempre que precisar, vai estar lá. Você aprende que a mesma música várias vezes pode ser reconfortante. Aprende que os problemas devem ser enfrentados e não esquecidos. Aprende que nem sempre o céu vai estar azul. E que nem tudo é como você quer. Mas se você não buscar sempre o ato de não errar, as coisas podem ser muito piores. Você aprende que esquecer é normal. Ainda que as pessoas te cobrem por isso. Aprende que tudo tem um motivo, mas nem sempre você o conhece. Aprende que as pessoas têm o costume de não te entender. Por mais que você sempre explique. Você aprende que enquanto você chora, outras pessoas sorriem. E quando você sorrir, outras irão chorar. Mas se você tem amigos, você terá companhia, não importando se você chorar ou sorrir. E você aprende que um dia tudo isso acaba. Então, enquanto eu tenho  vocês aqui, eu tenho apenas a agradecer. E você aprende que você pode até tentar resumir sua vida em um ano, e um ano em um texto. Mas se você for como eu, não vai conseguir.

Comentários

  1. é minha nega, você é foda demais, eu sempre me arrepio com esses textos seus hein? e no seu aniversário não foi diferente, menina você tem um dom! ♥ te amo demais.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, um texto lindo como esse vale muito!!
    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir

Postar um comentário